segunda-feira, 9 de setembro de 2013

JOÃO BRÍGIDO




Jornalista João Brígido


Por Joaquim Cartaxo

Conheci João Brígido dos Santos por meio da antologia de sua obra organizada por Jáder de Carvalho, muito antes de morar na rua com seu nome, linha divisória dos bairros Aldeota e Dionísio Torres.

Para Jáder, “na obra de João Brígido não existe matéria para o gramático, o filólogo, o linguista. É campo tão-somente para o sociólogo, o historiador, o economista, o geógrafo.” Porém, recomendo-a aos arquitetos urbanistas que consideram a história de Fortaleza relevante em seus estudos e projetos. São memoráveis os textos: A Edificação da Fortaleza, Antigalhas da Capital – Palácio do Governo e a Fortaleza de N. Senhora da Assunção, Fortaleza de 1810 – Modas, Folgares, Novidades do Tempo. 

Relaciona “folgares do povo” neste último: “o papangu, procissão carnavalesca; o pajé, representação de cenas da vida selvagem, na qual fazia de protagonista uma serpente que acabava às mãos dos índios; o batuque, dança africana; o fandango, cenas do mar; as touradas; as corridas à argolinha; as danças de cordas nas ruas e praças.”

Em crônica de 25/9/1917, no jornal Unitário que fundou, João Brígido relata que foi amigo de Antônio Conselheiro na infância, moravam na mesma rua em Quixeramobim e quase morriam afogados. Conta que os dois fugiram de casa para “tomar banho num furo, que a enchente do rio tinha cavado numa das suas margens.” Quando estavam mergulhando, um tal Cândido Sabóia lançou sobre eles uma tarrafa por diversão e “com o peso das chumbadas” afundaram. Brígido conseguiu voltar à tona com Conselheiro agarrado ao pescoço dele e salvaram-se.

Jáder de Carvalho evidencia que João Brígido como jornalista participou da luta entre partidos no Ceará; foi “um competidor – o que lhe tira a marca da imparcialidade.”

João Brígido nasceu em 1829 e faleceu aos 92 anos. Panfletário, cronista histórico, advogado e polígrafo para quem “em política, a curva foi sempre o caminho mais curto.”


Joaquim Cartaxo é arquiteto urbanista e vice-presidente do PT/CE
Fonte: jornal O POVO, 9 de setembro de 2013.












Nenhum comentário:

Postar um comentário