quinta-feira, 2 de maio de 2013

NEGÓCIO DA TROCA


Quase que diariamente, se assiste notícias sobre o “comércio ambulante” das grandes cidades relatando conflitos entre os comerciantes dessa atividade econômica e agentes de fiscalização e controle em sua lida de aplicar as posturas municipais. Esses agentes, em determinado dia, retiram essa atividades de logradouros públicos e, no outro dia, ela está de volta. Isso é comum nos centros antigos dessas cidades.
Metaforicamente, parecem realizar um trabalho de Sísifo, aquele da mitologia grega condenado a empurrar sem descanso, até o alto de uma montanha, uma enorme pedra que rola encosta abaixo para que o herói mitológico descesse em seguida até o sopé e empurrasse novamente o rochedo até o alto.
O comércio ambulante ou lojista é uma atividade econômica de troca, portanto uma atividade social dado que requer o encontro de pessoas com bens e serviços para realizarem suas trocas. Anota a arquiteta Heliana Comin Vargas em seu livro Espaço Terciário que “o ato da troca pressupõe a conversa para que o negócio seja efetivado”. E mais: a troca resulta da necessidade ou do desejo pessoal por um bem, que será uma boa negociação ao satisfazer vendedor e comprador em sua conclusão.
Qualquer que seja, formal ou informal, a atividade comercial buscará pontos favoráveis a encontros, portanto lugares onde ocorram e que congreguem atividades sociais pelos mais diversos motivos; logo, são locais que atraem fluxos de pessoas em busca de realizar seus interesses e necessidades religiosas, políticas, de entretenimento e culturais, dentre outras.
Tentar eliminar o comércio ambulante contraria a história do comércio que registra como sua primeira expressão coletiva a feira. Assim, considerar o comércio ambulante solução em vez de problema é condição prévia para reconhecer sua importância social e econômica na dinâmica do desenvolvimento urbano, pois o mesmo é real e o segredo do negócio, talvez.

Joaquim Cartaxo é arquiteto e mestre em planejamento urbano e regional. 

Fonte: jornal O POVO






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