segunda-feira, 23 de junho de 2014

SISTEMA DE CIDADANIA PARTICIPATIVA


Por Joaquim Cartaxo


A presidente Dilma Rousseff instituiu a Política e o Sistema Nacional de Participação Social com o objetivo de “fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil.” Esse instrumento legal é um avanço significativo na radicalização da democracia brasileira que vem sendo conquistada nas últimas décadas.

Conquista com forte base popular em que se destaca a mobilização nacional no processo constituinte que resultou na Constituição Federal de 1988 e a participação da sociedade na proposição e aprovação da regulação do controle sobre o Estado, dos instrumentos de democracia direta (iniciativa popular de lei, plebiscito, referendo), dos direitos individuais, coletivos, políticos, econômicos e sociais.

De 1988 para cá, há uma cidadania se consolidando e se ampliando que atua ativamente nos diversos conselhos de direitos e de políticas públicas, nas conferências temáticas debatendo avanços para essas políticas e reivindica nas ruas também.

Esses instrumentos de diálogo governo-sociedade existem nos planos municipal, estadual e nacional. Dentre os estados brasileiros, o Rio Grande do Sul se constituiu como referencia nacional a partir do Orçamento Participativo (OP)

Em 2007, o Ceará estabeleceu instrumentos similares aos propostos no decreto presidencial:  Mesa Estadual Permanente de Negociação que visa democratizar as relações entre o governo e servidores; Governo em Minha Cidade para garantir relação direta do governador e secretariado com a população; Conselhos de Desenvolvimento e Integração Regional, Conselho das Cidades.

Há, portanto, instrumentos que possibilitam a consolidação e ampliação de participação política nos destinos do estado; uma base institucional que permite criar e organizar o sistema estadual de cidadania participativa, acompanhando o decreto presidencial. 

Joaquim Cartaxo é arquiteto urbanista e secretário de formação política do PT/CE.

Fonte: jornal O POVO de 23 de junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário