segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

BOLSA FAMÍLIA

Por Joaquim Cartaxo


Estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) examinou as transferências de receita do Governo Federal oriundas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Programa Bolsa Família (PBF) no Ceará, de 2009 a 2012. O PBF faz repasse direto para as famílias cadastradas no programa com o objetivo de combater a pobreza; o FPM transfere recursos para financiamento de atividades das prefeituras previstas no orçamento municipal.

A análise anotou que mais de 44% da população do estado se beneficiam do PBF; do total das transferências de receita realizadas pelo Governo Federal, o PBF equivaleu a 48,52% do FPM em 2009; percentual que se elevou para 56,43% em 2012. 
Tais dados demonstram que ainda estamos diante do desafio de superar a pobreza, apesar do Ceará haver reduzido a extrema pobreza severamente. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que as pessoas com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 70,00 somavam 22,2% da população do estado em 2001; esse percentual diminuiu para 8,5% em 2012. Houve também diminuição acentuada no índice de pobreza (pessoas com renda familiar abaixo de R$ 140,00), nesse período, segundo o IPECE: o percentual de 48,7% em 2001 foi reduzido para 21,2% em 2012. 

É inegável a contribuição do PBF na redução desses percentuais, a partir do acesso à renda que cria oportunidades de elevação do padrão de bem-estar e redução de vulnerabilidades sociais. Acesso, todavia, vinculado à obrigatoriedade das famílias manterem seus filhos na escola. 

Em suma: o PBF é um programa de desenvolvimento local com base no binômio renda-educação e o objetivo de superar a pobreza a curto e longo prazos. Sublinhe-se que a renda repassada à população mais pobre contribui para o fortalecimento da economia do município, que faz gerar emprego, mais renda, bem como melhorar da condições de vida e trabalho da população em geral.

Joaquim Cartaxo é arquiteto urbanista e secretario de formação política do PT/CE.

Fonte: jornal O POVO, 30 de dezembro de 2013.








Nenhum comentário:

Postar um comentário