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O conceito clássico de sociedade capitalista
divide-a em duas classes sociais básicas: proprietários e proletários. Com o
desenvolvimento do capitalismo surgiu uma nova classe social, a classe média,
detentora de poder aquisitivo que garante as necessidades de sobrevivência e
alcança padrões de consumo de lazer e cultura. É composta por pessoas que possuem
empregos com condições de trabalho confortáveis, estabilidade financeira e
interessadas em demonstrar status social a partir do consumo de bens e serviços.
Assim, poder de compra define a classe média.
Data Popular, Banco Mundial e Boston Consulting
Group (BCG) apontam o tamanho das classes médias (C,D/E) e alta (A) no Brasil. O
total das classes média e alta no Brasil somava 90 milhões de pessoas em 2003;
esse número subiu para 196 milhões em 2013. Portanto, houve incremento de 63
milhões de consumidores.
Evidencie-se que 86 milhões de pessoas compunham
as classes D/E e 67 milhões a classe C em 2003. Esses números foram alterados
dez anos depois: a classe C aumentou para 109 milhões e as D/E decresceram para 48 milhões. No mesmo período, a classe A cresceu de 23
milhões de pessoas para 44 milhões. Portanto, ocorreu intensa mobilidade das
classes D/E para a classe C, a que mais cresceu.
Inicialmente, essa mobilidade social expandiu o
consumo no Brasil. Agora, hábitos de compra estão se sofisticando. Produtos populares,
simplórios, básicos não satisfazem mais os brasileiros que estão inclinados a
pagar mais, desde que enxerguem proveito na troca.
Exemplificam essa mudança: em 2009, o consumo de
fogões sofisticados significava 13%; em 2013, esse percentual subiu para 23%. O
consumo de fogões básicos diminuiu de 87% para 77% nesse mesmo período. Da
mesma forma, o consumo de geladeiras sofisticadas que, em 2009, representava 43%
e, em 2013, cresceu para 57%, enquanto o das geladeiras básicas reduziu de 57%
para 43%.
Joaquim Cartaxo é arquiteto urbanista e
secretário de formação política do PT/CE
Fonte: jornal O POVO, 16 de dezembro de 2013.
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